Biografia

O violoncelista David Chew é provavelmente o mais carioca dos músicos ingleses. Apaixonado pelo Brasil e pela música de nosso país, participa com entusiasmo de iniciativas artísticas que vão desde as gravações para TV até os desfiles das escolas de samba, promovendo o intercâmbio e a quebra de barreiras entre os diversos gêneros musicais. Simultaneamente, se dedica ao elegante e amplo repertório de câmara para o seu instrumento, procurando oferecer as mais belas páginas dos grandes mestres ao público brasileiro ao lado de importantes nomes do cenário musical.

Fundador e diretor artístico do International Cello Encounter, há dez anos reúne no Rio os maiores nomes do instrumento para concertos, master classes e intercâmbio com alunos e músicos brasileiros. Spalla da OSB e do Quarteto da UFF, fez seus estudos no Guildhall School of Music de Londres com William e Tony Pleeth e se pós-graduou na Universidade de Hull. É PhD pela Kingston University Londres, com especialização em música brasileira.

Foi primeiro-cellista da Orquestra Nacional Jovem da Grã-Bretanha, tendo trabalhado com regentes como Pierre Boulez. Mais tarde, juntou-se à Orquestra da BBC e ao The London Mozart Players.em Londres. Desde 1981 vive no Rio, convidado para tocar na Orquestra Sinfônica Brasileira. Fundou a orquestra de câmara Brazil Consort, o Rio Cello Ensemble, o Rio Strings, Duo Folia, Trio Carioca, e Quarteto com Gilson Peranzzetta, Mauro Senise e Paulo Russo, grupos com os quais tem se apresentado pelo Brasil e Europa.

Várias obras foram escritas especialmente para ele por compositores como Ernani Aguiar, Alan Laing e David Ashbridge. Ministrou aulas em Curitiba, São Paulo e várias cidades no estado de Rio de Janeiro e master classes nos EUA e Inglaterra. Em 1986, foi premiado na Alemanha, França e Inglaterra pela sua interpretação das Bachianas Brasileiras. Recebeu os títulos de cidadão do Estado do Rio de Janeiro e herdeiro de Zumbi em 2003. A Rainha da Inglaterra condecorou-o recentemente pelo serviço prestado à música no Brasil. Em 2011 recebeu Doutor da Musica Hon.Causa da Universidade de Hull,na Inglaterra